Órteses e próteses em cães e gatos: tema inovador na NOR Science

É muito importante estar a par da reputação e experiência da empresa especializada em órteses e próteses veterinárias da qual deseja adquirir um produto para algum paciente. Mônica Veras, da OrthoPets Brasil, destaca que é fundamental garantir uma solução adequada e correta do ponto de vista “biomecânico” do paciente veterinário – e não do paciente humano. “Sem o conhecimento de “biomecânica” animal, nenhuma empresa está apta a confeccionar órteses ou próteses”, enfatiza Mônica Veras.

Mônica Veras explica que a empresa fabricante deve oferecer aparelhos que assegurem um design bio-mecanicamente compatível com a patologia apresentada pelo paciente para que os objetivos e resultados traçados pelo médico veterinário sejam alcançados. A saúde, bem-estar, e recuperação do paciente especial dependem disso.

Um profissional especializado em reabilitação animal deverá estar diretamente envolvido no caso. Órteses e próteses (membros artificiais) não trazem resultados por si só. O período de acompanhamento pós-entrega do aparelho é crucial para a adaptação dos pacientes.

Detalhes sobre órteses e próteses para cães e gatos serão apresentados na NOR Science por Mônica Veras, médica veterinária que, em 2008, diplomou-se mestre em fisioterapia animal pela Universidade de Knoxville, Tenesse (EUA). Mônica Veras está envolvida ativamente na educação continuada na área de fisioterapia animal e regularmente dá palestras e realiza oficinas sobre fisioterapia animal e hidroterapia para fisioterapeutas, veterinários e enfermeiros veterinários. Tem profundo interesse na aplicação de órteses e próteses para o tratamento de pequenos animais, além do uso da hidroterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *