NOR Science e a utilização de células-tronco na reabilitação de cães e gatos

Nos dias 4 e 5 de abril de 2018 acontece a conferência NOR Science – Neurology, Orthopedics & Rehabilitation, em Campinas, SP, durante a Feira Super Pet.

A utilização de células-tronco na reabilitação de cães e gatos está presente na programação é será abordado pelo prof. dr. Jean Guilherme Fernandes Joaquim, coordenador científico do Instituto Bioethicus.

As células-tronco mesenquimais (CTMs)  são células  indiferenciadas que podem ser isoladas de diferentes tecidos, mas primariamente do estroma da medula óssea, e dão origem a tecidos conjuntivos, como ossos, cartilagens, gordura, bem como o sistema vascular e hematopoiético. Descobertas científicas têm demonstrado o potencial de aplicação terapêutico das  CTMs em enfermidades complexas ou lesões de difícil reparação, como as do sistema nervoso, em virtude das suas propriedades  regenerativas, antiinflamatórias e imunomoduladoras. Entretanto, é importante ressaltar que algumas dificuldades ainda são encontradas para o implante das CTMs no sistema nervoso central e periférico, particularmente em relação a forma de aplicação das células no foco de lesão. Sendo assim, a aplicação  guiada das CTMs com ultrassom se mostra uma alternativa viável para o sistema nervoso periférico, visto que é de fácil aplicação e baixo custo relativo. O ultrassom é eficiente na identificação de alterações dos nervos periféricos, para guiar procedimentos como biópsias e mais recentemente na medicina veterinária, para auxiliar na terapia celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *