Como comunicar más notícias aos tutores de animais de estimação
Entender e comunicar a morte dos animais de estimação e/ou situações críticas de pacientes terminais torna-se cada vez mais relevante para os médicos veterinários, uma vez que esses profissionais encontram-se mais suscetíveis ou expostos aos sentimentos trazidos pela morte, pois no cenário das instituições de saúde ela está constantemente presente. Na prática, observamos como o despreparo e a falta de capacitação no assunto resultarão em angústia, sofrimento e dor psíquica, existencial e mesmo espiritual na vida desses profissionais .
Na revista Clínica Veterinária, Ano XVII, n. 100, setembro/outubro, 2012, o artigo Tanatologia – A ciência da morte e do morrer e a medicina veterinária aborda a importância de estar preparado com esse tema (edição disponível no acervo digital).
O processo da descoberta e do tratamento de câncer em animais de companhia na visão da psico-oncologia é outro artigo publicado na revista Clínica Veterinária que tem relação com a questão que envolve o fim da vida do animal e de como lidar com essa situação.
Instruções aos autores para envio de artigos científicos: clique aqui
Muito interessante este tema. Se tratando de algo muito delicado, principalmente em um momento de tristeza. Gostei muito da matéria. Vou me inscrever no site para sempre acompanhar os conteúdos.
Abraços, Paula.
Recomendo inscrever-se a nossa newsletter então! A revista Clínica Veterinária agradece o seu interesse!